terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Curiosidades sobre o baixo elétrico

  Baixo, Baixo elétrico, contrabaixo elétrico, é um instrumento de cordas muito parecido com uma guitarra maior em tamanho e com um som mais grave. É utilizado por vários gêneros musicais atuais! O baixo elétrico tradicional e popular que a maioria dos baixistas usam é muito semelhante a uma guitarra, mas o baixo tem o corpo maior, um braço mais longo e uma escala mais extensa. 
  Em geral, os baixos elétricos mais comuns possuem quatro cordas, e estas são afinadas, tradicionalmente, da mesma maneira que os contrabaixos de orquestra, sendo as mesmas notas que as quatro cordas finais de uma guitarra ( Mi, Lá, Ré, e Sol) mas cada uma destas cordas são afinadas uma oitava mais graves do que a guitarra.
  Para tocar o baixo elétrico deve-se conectá-lo a um amplificador específico para contrabaixos; isto é essencial por ele ter um corpo sólido e não emitir som acusticamente. Como na guitarra elétrica, as vibrações nas cordas causam um sinal elétrico a ser criado nos captadores, que são amplificados e reproduzidos por meio de um amplificador. Vários componentes elétricos e configurações do amplificador podem ser usadas para alterar o timbre do instrumento.




  Nos anos de 1950, o grande problema dos baixistas era o transporte do instrumento, ele era delicado por ser feito de madeira, mas  no ano de 1951 um técnico em eletrônica de 42 anos chamado Leo Fender criou o baixo elétrico. O instrumento, batizado de Precision, ficou rapidamente conhecido como Fender Bass. Seu modelo era mais dinâmico e diferente do que o modelo do contrabaixo clássico.
  O primeiro baixista a se apresentar com o Precision foi y em turnês ao vivo com a banda de jazz de Lionel Hampton.  Bill Black, que tocava baixo na banda de Elvis Presley, adotou o Fender Precision em 1957.



Quer aprender tocar esse instrumento? Acesse --> http://bit.ly/1S1EUhd

Nenhum comentário:

Postar um comentário